Nosso Endereço
Rua 28 de Julho 433 – Bairro Fundação – São Caetano do Sul – SPHorário de Funcionamento
Segunda – Sexta
08:00 – 18:00
Sábado – Domingo
08:00 – 12:00
O desenvolvimento operacional de um canteiro de obra ou de uma indústria, seja qual for o tamanho deles, é um dos fatores primordiais para o sucesso de uma empresa desses segmentos. É nesse contexto que os geradores de energia a diesel ou gasolina surgem. Ou seja, geradores de energia em ambientes corporativos servem principalmente para impedir que colaboradores fiquem parados por falta de energia em momentos imprevisíveis.
Eles são reconhecidos por alimentar de forma ininterrupta máquinas e ferramentas pesadas, infraestruturas elétricas, além, é claro, de manter sistemas estruturais primordiais em pleno funcionamento. A dúvida que surge então é:
Afinal, a diversidade de potências, marcas, modelos e principalmente, combustíveis, não só refletem a adaptabilidade exigida pelos mais variados cenários, a exemplo dos eventos, como também imperam a necessidade de compreender as vantagens de cada uma das fontes existentes para diferentes contextos operacionais.
Por esse motivo, destacamos dois protagonistas: os geradores a diesel e a gasolina. São combustíveis que, no âmbito das soluções de energia, competem lado a lado. Ao decorrer da leitura, você poderá encontrar informações sobre as principais diferenças entre eles, qual o mais recomendado e utilizado por nós, visando sempre a melhor solução de fonte de energia estável e eficiente para empreendimentos.
Os geradores a diesel e gasolina, apesar de compartilharem o mesmo objetivo (converter energia química em eletricidade), operam de forma distinta. Isso reflete na eficiência e aplicabilidade de cada um deles. Por isso, antes de compreender suas principais diferenças, é importante conhecer o funcionamento de cada um deles.
No caso dos geradores a diesel, esse combustível é queimado por injeção em uma câmara onde é comprimido e inflamado por meio de uma vela de ignição. Esse movimento é responsável por gerar energia mecânica que depois é transferida para um alternador, que a transforma em eletricidade, a partir de uma fonte de corrente contínua.
Além disso, o regulador de tensão monitora a saída elétrica para garantir que a tensão permaneça dentro dos parâmetros seguros e estipulados, garantindo um fornecimento de energia estável.
Por outro lado, os geradores a gasolina funcionam de forma semelhante a um carro. O combustível é inicialmente injetado em um motor de combustão interna, que o queima. Essa primeira fase é o que produz a energia mecânica. Neste caso, a conversão para energia elétrica ocorre por meio de um alternador acoplado ao motor.
Ambos os tipos de geradores operam com base no mesmo princípio de conversão de energia, mas as diferenças nos combustíveis utilizados, nos métodos de ignição e no ciclo de combustão influenciam diretamente suas características de desempenho. Veja melhor sobre a seguir!
Discutir entre os tipos de geradores de energia mais utilizados atualmente é muito importante para explorarmos qual deles é melhor nos setores industriais e da construção civil, nosso principal foco aqui na SP Gen.
Por possuir características distintas em termos de eficiência, custos operacionais e durabilidade, iremos abordar essas diferenças a fim de que você possa realizar uma escolha consciente e produtiva para seu negócio!
A principal diferença entre um gerador e outro está na eficiência e resistência. Ou seja, o gerador a diesel ganha em disparada do gerador a gasolina quando analisamos a capacidade de conversão do combustível em eletricidade, assim como também vence em relação ao tamanho da carga em que o equipamento consegue suportar.
Isso quer dizer que, enquanto o gerador a diesel rende mais em condições de alta demanda, o gerador a gasolina é eficaz em cargas leves. No caso de indústrias e obras, a demanda de energia é exacerbada e por isso, a escolha mais inteligente é sempre a primeira opção (geradores a diesel).
Outra grande vantagem está relacionada ao custo operacional. Além de consumir menos combustível, o gerador a diesel possui uma vida útil e resistência estrutural muito maior do que os geradores a gasolina.
Esses fatores implicam em custos operacionais muito menores quando empresas decidem investir no uso de geradores a diesel. Vamos discorrer mais sobre isso no próximo tópico.
Como comentamos anteriormente, os geradores a diesel são a melhor opção para obras e indústrias devido à sua alta capacidade de funcionamento em situações adversas e cargas pesadas. Por muitas vezes, nesses ambientes, não há a presença de infraestrutura elétrica e esses equipamentos possibilitam o funcionamento eficiente e ininterrupto de equipamentos essenciais, como guindastes, betoneiras e demais ferramentas elétricas.
Ainda por cima, o gerador a diesel é um equipamento extremamente adaptável em ambientes industriais, como fábricas e centros de produção, garantindo que a produção nesses dois segmentos não seja interrompida de maneira alguma em situações de falha no fornecimento da energia tradicional. Entre outros aspectos, destaca-se também a resistência dos geradores de energia. São diversas potências e tamanhos que permitem lidar com cargas diversas e condições operacionais incomuns.
Todas essas características citadas nesse artigo proporcionam uma autonomia intangível para profissionais que dependem da energia elétrica para continuar trabalhando. Por isso, investir na locação de geradores de energia a diesel fará com que seu empreendimento evite prejuízos financeiros e garanta segurança para seus colaboradores.
Precisa de uma locadora de soluções de energia para sua empresa? Conte com a SP GEN! São mais de 15 anos de uma vasta experiência em logística, além de uma frota própria e atualizada dos mais modernos equipamentos do segmento.
São, ao todo, quase 300 geradores de energia entre 7 a 450kva, mais de 40 torres de iluminação e uma dedicação ao sucesso do cliente nunca antes vista! Contamos com o apoio de profissionais treinados e preparados para atender às suas necessidades a qualquer momento, seja para realizar orçamentos, entregas, instalações ou até mesmo serviços de manutenção preventiva e corretiva.
Segunda – Sexta
08:00 – 18:00
Sábado – Domingo
08:00 – 12:00