Nosso Endereço
Rua 28 de Julho 433 – Bairro Fundação – São Caetano do Sul – SPHorário de Funcionamento
Segunda – Sexta
08:00 – 18:00
Sábado – Domingo
08:00 – 12:00
Você sabia que o primeiro gerador de energia foi criado a partir de uma invenção que transforma energia mecânica em energia elétrica? Isso ocorreu em 1831, a partir das invenções de Michael Faraday, um dos maiores cientistas da humanidade.
Foi a partir da criação de um sistema simples desenvolvido por esse gênio, um disco de cobre girando dentro de um campo magnético, utilizando ímãs de ferradura de cavalo, que, por fim, gerou uma corrente elétrica contínua, ou seja, a energia elétrica.
Agora, as tecnologias com certeza estão muito mais avançadas. Existem geradores a gasolina, diesel, solar, eólico e segue a lista. Dentre tantas inovações queremos falar sobre os geradores a diesel presentes em nossa frota, principalmente aqueles utilizados nos segmentos de obras e indústrias, nossa especialização.
Em sua definição, o gerador de energia elétrica pode ser qualquer equipamento que utilize a seu favor a energia mecânica, química solar ou qualquer outra fonte para produzir eletricidade. Trata-se, então, de um sistema que transforma uma energia em outra.
Muitas pessoas imaginam que essas máquinas são utilizadas somente como stand-by (ou seja, em casos de queda de energia, para suprir essa demanda), entretanto, isso não é a realidade do mercado. Isto é, os geradores comumente são utilizados como fonte de energia primária e contínua, principalmente em indústrias.
Em primeiro lugar, podemos afirmar que os geradores de energia a diesel são mais robustos e podem trazer mais potências se comparados a outras fontes de energia a exemplo da gasolina. Seus níveis de energia podem variar de 5 a mais de 700 kva, com ciclos de 240h de funcionamento ou mais.
Eles são capazes de alimentar máquinas de grande porte, o que é muito importante para a construção civil e indústrias. Além disso, seu uso pode se dar de forma ininterrupta ou longos períodos, o que é uma grande vantagem para quem precisa utilizar altas quantidades de energia.
O funcionamento desses equipamentos está baseado nos princípios da combustão interna e na conversão de energia mecânica em energia elétrica. Vamos ver como isso funciona na prática, conhecendo as principais funcionalidades do gerador:
A combustão interna ocorre no motor diesel, onde o combustível é injetado em cilindros e comprimido por um pistão. A alta compressão causada pelo pistão gera calor, inflama o combustível espontaneamente pela elevada temperatura, o que resulta na expansão dos gases e movimento do pistão.
O motor diesel geralmente possui alta rotação para gerar energia elétrica de maneira eficiente. Ou seja, são projetados para operar de maneira segura e proporcionar potência mecânica. Além disso, o motor a diesel está sempre conectado a um alternador, que, assim como ocorre nas correntes das torres solares, convertem a energia mecânica gerada pelo motor em elétrica.
O alternador, para realizar essa conversão, conta com um rotor giratório e estator fixo. Esse rotor, que gira por conta do movimento do motor, induz uma corrente elétrica no estator por meio de um campo magnético.
Um gerador de energia também conta com sistemas de regulação de tensão e controle e de refrigeração. O primeiro mantém a voltagem na saída constante, mesmo se houver variações na carga, garantindo estabilidade aos dispositivos conectados ao gerador. Já o segundo serve para dissipar o calor gerado durante a operação do motor, prolongando a vida útil do equipamento ao manter a temperatura ideal de funcionamento.
Por fim, há o tanque de combustível e sistema de injeção, para ser possível alimentar o motor e controlar a quantidade de diesel injetada nos cilindros. Esse movimento é o que ajusta a potência gerada.
Em um geral, todo equipamento elétrico necessita de manutenção para ter sua vida útil prolongada e ainda, evitar imprevistos. É muito importante investir na manutenção preventiva e corretiva dos geradores, o que pode incluir verificação do óleo, inspeção geral dos sistemas, e outros aspectos.
Qualquer coisa que saia do normal pode implicar em consequências como o mal funcionamento do equipamento ou daqueles alimentados pela energia provida, curtos-circuitos, entre outros. Portanto, as manutenções devem ser frequentes e todos os protocolos de segurança devem ser seguidos.
Agora que você já conhece um pouco sobre como funciona o gerador de energia, que tal verificar as vantagens de alugar esse equipamento com a SP Gen? Somos uma empresa especializada na locação de geradores e torres de iluminação para obras e indústrias. Confira nossos benefícios para sua empresa:
Como apontamos anteriormente, as manutenções são essenciais para o bom funcionamento de um gerador de energia. Por isso, contamos com uma equipe altamente qualificada para realizar manutenções preventivas mensais em toda nossa frota e, ainda, suporte 24h para casos de emergência.
Nossa equipe de logística está sempre pronta para entregar e retirar nossa frota de mais de 300 geradores, que variam de pequeno, médio e grande porte. São potências diferentes para diferentes necessidades.
Seja em um canteiro de obras ou indústria, nossos geradores proporcionam energia eficiente e segura. Além disso, as torres de iluminação solar são conhecidas por trazer sustentabilidade e potência energética à iluminação dos ambientes externos.
Nada melhor do que saber que você não vai precisar ter custos adicionais ao do aluguel se contar com os serviços da SP Gen, não é mesmo? Por isso, nossos planos contam com os acessórios necessários para o pleno funcionamento dos geradores.
Para finalizar esse artigo, vamos trazer os principais usos de um gerador de energia. Para além da indústria e construção civil, onde sistemas inteiros de geradores são utilizados para evitar prejuízos na produção por eventuais quedas de energia, esses equipamentos também podem ser utilizados em campings, para iluminação de emergência, em ambientes com menos acesso a energia elétrica convencional, ou outros estabelecimentos como oficinas mecânicas, hospitais e, por fim, casas.
Segunda – Sexta
08:00 – 18:00
Sábado – Domingo
08:00 – 12:00